PCIR conclui ação de Projetos Inovadores no setor de TI de BH e região

Ação em parceria com o Sindinfor obteve três projetos aprovados no Edital de Inovação para a Indústria 2017

Na última sexta-feira, dia 15 de dezembro, o Sistema FIEMG, por meio do IEL, no âmbito do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), em parceria com o Sindicato das Empresas de Informática de Minas Gerais (Sindinfor), encerrou a ação de Consultoria para Elaboração de Projetos Inovadores no setor de Tecnologia da Informação (TI) de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

A ação que contou com a participação de 12 empresas e duração de 3 meses, teve como objetivo promover consultoria qualificada, onde ao final, cada empresa participante pode desfrutar do seu Projeto Inovador contendo todas as informações necessárias para que possa ser, eventualmente, submetido a algum edital de fomento a inovação ou até mesmo apresentado a investidores. Destaca-se que de todos os projetos finalizados 3 foram aprovados na primeira fase do Edital de Inovação para a Indústria 2017  – parceria entre SESI, SENAI e SEBRAE, que tem como objetivo financiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores da indústria nacional. São eles: o projeto Hitbel – Soluções cognitivas para oferta de conteúdo personalizada; VIRTUAL SMILES - App de Simulação de Tratamento Odontológico em Realidade Virtual Aumentada; e o FinApp.

A importância da inovação, de uma maneira geral, é percebida como essencial para a sobrevivência em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado. As indústrias estão focadas progressivamente na inovação do seu negócio e isso implica em criar novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial.

Para o sócio fundador da Techlise Soluções em Tecnologia, Alexandre Bernanos, a ação do PCIR de Elaboração de Projetos Inovadores no setor de TI, foi fundamental para ampliar a visão de mercado e as oportunidades de conseguir captar recursos para novos projetos por meio de monitoramentos de editais. Além disso, Bernanos afirma que “com a ação passamos a pensar mais no valor que queremos que o nosso projeto entregue ao cliente, bem como, nos custos do projeto, de uma forma mais racional e mais criteriosa. Outra atuação importante, foi no auxílio da confecção do pitch, pois nunca tínhamos realizado um se quer, e realmente foi uma experiência muito rica e desafiadora.” Ele ainda completa: “através da ação, conseguimos adquirir mais maturidade no planejamento do projeto, na elaboração e na apresentação. Hoje nos sentimos mais preparados e muito mais seguros para apresentar e descrever nossos projetos.”

Essa foi mais uma ação do PCIR para fortalecer e aumentar a competitividade do setor de TI de Belo Horizonte e região metropolitana.