Solução para os resíduos dos moveleiros da RMBH está a um passo de se concretizar

PCIR entrega Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para a construção de uma Central de Resíduos

No último dia 12 de dezembro foi apresentado na Sede do Sindimov MG o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, (EVTE), referente à construção de uma Central de Resíduos para as indústrias moveleiras da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Foram apresentados, pelos professores do Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG) da Universidade Federal de Viçosa, (UFV), dados coletados durante a fase de pesquisa e quadros resumo das informações das etapas posteriores do estudo, realizadas de setembro e novembro. Esses elementos serviram de base para a construção de quatro cenários para a Central de Resíduos, demonstrando sua viabilidade técnica, econômica e social para empresários do setor e representantes da FIEMG e do SEBRAE MG.

O estudo foi uma ação do Programa de Competitividade Industrial Regional em parceria com o SEBRAE MG por meio de convênio firmado entre as entidades e o SINDIMOV MG, representado na ocasião pelo Diretor de diretor de tecnologia da entidade, Gustavo Ladeira, que coordenou o projeto pelo sindicato.

O próximo passo agora é viabilizar o projeto por meio da captação de investidores interessados. Dessa forma as empresas do APL de móveis da RMBH poderão destinar os resíduos de maneira correta, com possibilidades de reduzir seus custos e gerar rendas com materiais que antes seriam descartados.