Bebidas Não Alcoólicas

NA BUSCA PELO CRESCIMENTO DO SETOR POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DE SUA CADEIA PRODUTIVA NO ESTADO

Imagem do setor - Bebidas Não Alcoólicas

Mapa do setor - Bebidas Não Alcoólicas

Este setor tem grande potencial nas regiões apontadas no mapa.

UM DOS SETORES QUE MAIS CRESCEM EM MINAS GERAIS 

O setor vem apresentando um crescimento robusto e constante nos últimos anos, particularmente no segmento de sucos prontos, o que se relaciona em grande parte a mudanças para hábitos de vida mais saudáveis e práticos por parte do consumidor. É forte a tendência de produtos de baixa caloria, naturais, orgânicos e funcionais, além da praticidade de consumo e armazenagem associadas. Fazem parte deste setor os segmentos de fabricação de água, refrigerantes, chás, refrescos e pós, xaropes, bebidas isotônicas, energéticos e outros. As indústrias do setor possuem como principais insumos os componentes químicos, insumos agrícolas, máquinas e equipamentos e embalagens. São poucos ingredientes e o processo de fabricação é considerado simples se comparado a outros setores industriais. A indústria mineira apresenta grande potencial para o segmento de sucos, chás e refrescos, muito pela parte do cultivo de frutas e outros insumos agrícolas, embora seu crescimento tenha sido inferior ao nacional. Há também forte tendência para as bebidas energéticas. As empresas são distribuídas em diferentes portes. Coexistem grandes agroindústrias e cooperativas agrícolas fabricantes de sucos de frutas, empresas de pequeno porte.

Ações por temas

Escolha um dos temas abaixo e conheça o plano de ações específico que irá transformar os desafios em oportunidades de crescimento.

LISTA DE AÇÕES


Ação Curto Prazo LegendaCurto prazo
Até 1 ano
Ação Médio Prazo LegendaMédio prazo
De 1 a 3 anos
Ação Longo Prazo LegendaLongo prazo
Acima de 3 anos
Alinhar oferta de profissionais com a demanda do setor, em quantidade e qualidade
1

Desafio/Oportunidade

  • Escassez de profissionais de nível superior e técnico para atuação no setor
  • Desconexão entre matriz de ensino e demandas do mercado
  • Necessidade de inserir os estudantes na realidade empresarial
2

O que se pretende alcançar

  • Adequação da oferta de cursos em áreas correlatas às demandas específicas do setor
  • Alinhamento da formação profissional à realidade e necessidades do mercado
  • Maior interação entre instituições de ensino e empresas
3

Stakeholders

IEL - FIEMG
SENAI - FIEMG
SEBRAE MG
Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas)
Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Univesidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
Indústrias

1

Aproximar instituições de ensino das empresas do setor

Articular parceria para imersão dos estudantes no contexto empresarial para conhecimento da realidade e problemas práticos

Promoção de visitas técnicas guiadas às indústrias do setor
Incentivo a contratação do Jovem Aprendiz

Propor às instituições de ensino as adequações necessárias na matriz curricular alinhadas à demanda identificada

Sugere-se propor a inserção de disciplinas de empreendedorismo, meio ambiente e de gestão de negócios nos cursos técnicos e de graduação ligados ao setor


Estimular aproveitamento dos meios de contratação disponíveis nas instituições de ensino (estágios, empresas Júnior e trainee) e divulgar oportunidades em aberto nas empresas

Foco especial em engenharia de alimentos e nutrição

    2

    Elaborar estudo para revisão da legislação aplicada ao Jovem Aprendiz, ampliando as possibilidade de trabalho nas empresas

    Transforme essas informações em negócios.

    Mande um e-mail para pcir@fiemg.com.br
    e converse com a equipe técnica da FIEMG.

    Desenvolver competências técnicas da mão de obra operacional
    1

    Desafio/Oportunidade

    • Baixa qualificação técnica da mão de obra operacional
    2

    O que se pretende alcançar

    • Melhoria da capacitação da mão de obra operacional das empresas, com direcionamento para as necessidades do setor
    • Aumento do número de funcionários capacitados em temas transversais ou específicos do setor
    3

    Stakeholders

    IEL - FIEMG
    SENAI - FIEMG
    SEBRAE MG
    Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
    Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
    Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Universidade Federal de Viçosa (UFV)
    Universidade Federal de Lavras (UFLA)
    Univesidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
    Indústrias

    1

    Ofertar capacitação técnica de acordo com caraterísticas e necessidades específicas do setor

    Realizar treinamento temático nas empresas, customizado para suas demandas específicas

    A capacitação deve ser ofertada em módulos in company, em temas como alimentos, nutrição, manutenção (com foco em máquinas tetrapak), logística, qualidade e segurança alimentar

    Preço estimado para a atividade:
    R$ 120/hora

    Transforme essas informações em negócios.

    Mande um e-mail para pcir@fiemg.com.br
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    Desenvolver competências gerenciais
    1

    Desafio/Oportunidade

    • Necessidade de melhorar a qualificação formal dos empresários
    • Dificuldade de aplicação rotineira das ferramentas de gestão na realidade empresarial
    2

    O que se pretende alcançar

    • Incorporação de práticas de gestão adequadas à realidade das empresas
    • Aumento das competências dos gestores empresariais, de modo a tornar as empresas mais eficientes e, consequentemente, mais competitivas
    3

    Stakeholders

    IEL - FIEMG
    SEBRAE MG
    Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
    Indústrias

    1

    Ofertar capacitação gerencial direcionada às demandas do setor

    Realizar treinamento customizado ou com foco temático nas indústrias

    Treinamento em temas como gestão empresarial, inovação e tributação

    Preço estimado para a atividade:
    R$ 500/hora a R$ 800/hora

     

      2

      Incentivar boas práticas de gestão nas empresas do setor

      Sensibilizar empresários sobre importância e retorno dos investimentos em melhorias nos sistemas de gestão e na capacitação dos gestores

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000

      Motivar participação empresarial em eventos do setor e rodadas de negócios

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 50.000 (nacional) a R$ 150.000 (internacional)

      Criar mecanismos de reconhecimento da qualidade gerencial

      Estabelecimento de uma Premiação de Qualidade Empresarial vinculada às boas ações de gerenciamento

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      Facilitar práticas de Gestão de Recursos Humanos
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Baixa retenção da mão de obra
      • Baixo comprometimento e motivação dos colaboradores
      2

      O que se pretende alcançar

      • Estruturação de processos de Gestão de Recursos Humanos nas indústrias
      • Melhora do nível de qualidade de vida e grau de satisfação dos trabalhadores
      • Engajamento dos trabalhadores com os desafios e resultados da empresa
      • Aumento do tempo de permanência dos trabalhadores nas empresas e crescimento nos cargos ocupados e funções desempenhadas
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SESI - FIEMG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Indústrias

      1

      Desenvolver políticas e processos de Gestão de Recursos Humanos nas empresas

      Promover capacitação e consultoria técnica especializada para estruturação da Gestão de Recursos Humanos das empresas

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 120/hora


      Sensibilizar empresas quanto à importância da realização de práticas de Gestão Recursos Humanos e do seu impacto na produtividade

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000


       Divulgar aos funcionários os benefícios praticados pelas empresas

      2

      Realizar ações de valorização e de bem estar dos funcionários do setor

      Promover programas de saúde e bem estar dos funcionários das indústrias do setor por meio de atividades físicas e culturais

      Promoção de palestras em temas como saúde, redução do stress, consumo de álcool e outras drogas, e gestão financeira familiar; Divulgação de Programas como o SESI Ginástica na Empresa e DESEV - Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida; Promoção de eventos de lazer envolvendo a família dos colaboradores e campanhas educativas em saúde e qualidade de vida

      Para mais informações, consulte:

      http://www7.fiemg.com.br/sesi/produto/sesi-industria-saudavel

      http://www7.fiemg.com.br/sesi/produto/ginastica-na-empresa

       

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      Facilitar inclusão das pessoas com deficiência nas empresas do setor
      1

      Desafio/Oportunidade

      •  Dificuldade no cumprimento das cotas de empregos para pessoas com deficiência
      2

      O que se pretende alcançar

      • Disseminação de informações e boas práticas para contratação de pessoas com deficiência
      • Atendimento aos percentuais de contratação de pessoas com deficiência exigidos por lei
      • Promoção da inclusão profissional de pessoas com deficiência
      3

      Stakeholders

      SESI - FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Indústrias


      1

      Sensibilizar empresários quanto a correta adequação de vagas de trabalho às pessoas com deficiência

      Promover eventos para troca de informações e discussão do tema

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000

       

      2

      Divulgar serviços existentes que promovam a integração entre pessoas com deficiência e empresas

      Expandir utilização do cadastro I-Hunter do SESI, que consolida registro de profissionais PCD e demanda das empresas

      A atividade deverá ser executada em parceria com o Centro de Integração e Apoio à Pessoa com Deficiência Rogéria Amato (SESI - CIRA)


      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000



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      Expandir atuação mercadológica
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Crescimento da demanda por bebidas prontas
      2

      O que se pretende alcançar

      • Diversificação de produtos e atendimento a novos mercados, aumentando a competitividade da indústria mineira
      • Fortalecimento da imagem das bebidas não-alcoólicas produzidas em Minas Gerais junto à novos mercados
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SENAI - FIEMG
      FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR)
      Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG)

      Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
      Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
      Universidade Federal de Viçosa (UFV)
      Universidade Federal de Lavras (UFLA)
      Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
      Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
      Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq USP)
      Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)
      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
      Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
      Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE MG)
      Indústrias

      1

      Mapear competências tecnológicas das empresas e os segmentos de mercado em que se aplicam

      Criar núcleo de Inteligência de Mercado para estudos de tendências

      O Núcleo de Inteligência de Mercado deverá realizar o acompanhamento de novos mercados e monitoramento do perfil e hábitos dos consumidores

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 50.000

      Prospectar mercados promissores para atuação das empresas do setor

      Exemplo: chás prontos, energéticos, bebidas isotônicas e gaseificadas

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 50.000 a R$ 70.000

      Divulgar estudos de mercado do setor

      Divulgação do documento "Brasil Beverage Trends 2020", do ITAL/ABIR

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000

      2

      Apoiar diversificação de mercado e portfólio de produtos

      Apoiar segmentação de produção e P&D para atendimento às novas demandas

      A atividade deve contemplar a oferta de bolsas e editais de pesquisa aplicada

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 120.000

      3

      Integrar agentes do setor

      Incentivar participação das empresas em feiras para acompanhamento do mercado e geração de negócios

      Exemplo: SUPERMINAS

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 50.000 (nacional) a R$ 150.000 (internacional)

      Transforme essas informações em negócios.

      Mande um e-mail para pcir@fiemg.com.br
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      Expandir atuação mercadológica internacional
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Baixo volume de exportação dos sucos e néctares de frutas produzidos no Brasil
      2

      O que se pretende alcançar

      • Aumento da visibilidade das empresas minerais nos principais mercados internacionais
      • Aumento da exportação dos produtos do setor
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX BRASIL)
      ExportaMinas
      Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE MG)
      Indústrias

      1

      Prospectar novos mercados de atuação

      Mapear oportunidades de negócios no mercado internacional e segmentos estratégicos ou emergentes

      Países potenciais: América Latina, Emirados Árabes Unidos, EUA, China, Inglaterra, Espanha, Rússia, Angola, Japão, União Européia, Coréia do Sul, Suíça, Suécia e Noruega

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 250.000

      Levantar certificações exigidas, normas e adequações necessárias aos produtos

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 50.000 a R$ 70.000

      2

      Identificar competências nacionais para atendimento ao mercado externo

      Levantar empresas com produtos potenciais

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 50.000 a R$ 70.000

      Elaborar ações estratégicas para adequação de produtos e embalagens, de acordo com as normas exigidas

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 150.000

      3

      Qualificar empresas para atendimento às demandas internacionais

      Capacitar empresas nos processos, etapas e planos de precificação para inserção no mercado internacional

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 500/hora a R$ 800/hora

      4

      Engajar empresários em atividades de integração com empresas e instituições estrangeiras

      Realizar missões internacionais e promover a participação das empresas em feiras internacionais e rodadas de negócios

      Exemplos: ITAL ABICAB e Programa AI Invest
      Países potenciais: Dubai, Alemanha, França, Inglaterra e Holanda

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 50.000 (nacional) a R$ 150.000 (internacional)

      Transforme essas informações em negócios.

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      Expandir atuação mercadológica por meio do atendimento às demandas governamentais
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Mercado em potencial de compras públicas
      2

      O que se pretende alcançar

      • Aumento das vendas das empresas por meio das oportunidades geradas por instituições públicas
      • Garantia de atendimento qualificado para demandas públicas
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SESI - FIEMG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Associação Mineira de Municípios (AMM)
      Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
      Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
      Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)
      Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG MG)
      Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE MG)
      Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE MG)
      Indústrias

      1

      Mapear demanda e identificar oportunidades de negócios com o governo e instituições públicas

      Levantar oportunidades e necessidades referentes aos programas da união, estados e prefeituras

      2

      Identificar empresas com potencial para atender às demandas do governo e instituições públicas

      Realizar seleção das empresas

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 50.000 a R$ 70.000

      3

      Qualificar empresas para atendimento às demandas governamentais

      Promover treinamento em compras governamentais

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 500/hora a R$ 800/hora


      4

      Intermediar negociações com governo e instituições públicas

      Articular com governos a inserção de bebidas não alcoólicas de menor valor agregado em programas sociais

      Transforme essas informações em negócios.

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      e converse com a equipe técnica da FIEMG.

      Desenvolver cadeia fornecedora
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Alto custo de fretes para aquisição de insumos
      • Dificuldade de logística para aquisição de insumos e escoamento da produção
      • Necessidade de agregar valor aos produtos
      2

      O que se pretende alcançar

      • Aumento do número de fornecedores locais e regionais de frutas dos polos industriais de sucos existentes
      • Aumento do volume de frutas fornecidas em âmbito local e regional para as indústrias
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SENAI - FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Sindicato da Indústria do Vinho do Estado de Minas Gerais (SINDVINHO)
      Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE)
      Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER MG)
      Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)
      Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
      Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
      Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA MG)
      Indústrias

      1

      Mapear demanda e oferta de insumos

      Mapear as reais demandas das indústrias de processamento de sucos, néctares e polpas

      Levantamento das matérias-primas mais críticas de fornecimento (considerando volume e logística)

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 250.000

      Identificar regiões potenciais para a produção de frutas e vegetais com maior valor agregado

      Identificar iniciativas nas regiões estratégicas como Zona da Mata, Alto Paranaíba, Jaíba, Sudoeste Mineiro, Vale do Paranaíba, Andradas, Frutal, Canápolis e região, Itajubá e Barbacena

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 50.000 a R$ 70.000

      2

      Integrar agentes do setor

      Ampliar contratos de integração entre fruticultor e indústria

      Benchmarking: Bolsa do Abacaxi, na Paraíba

      Transforme essas informações em negócios.

      Mande um e-mail para pcir@fiemg.com.br
      e converse com a equipe técnica da FIEMG.

      Desenvolver cadeia de distribuição
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Necessidade de se criar redes de distribuição conjuntas e canais de venda direto para micro e pequenas empresas
      2

      O que se pretende alcançar

      • Estruturação de centrais de distribuição coletivas de micro e pequenas empresas
      • Criação de alternativas de comercialização frente à força das redes atacadistas e supermercadistas
      • Aumento de faturamento nas vendas para redes de atacadistas e supermercadistas
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Associação Mineira de Supermercados (AMIS)
      Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)
      Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (ABRASEL MG)
      Sindicato dos Bufês de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SINDBUFÊ)
      Associação dos Atacadistas e Distribuidores do Estado de Minas Gerais (ADEMIG)
      Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD)
      Indústrias

      1

      Promover melhorias no sistema logístico

      Realizar estudo de viabilidade para estruturação de centros de distribuição regionais de bebidas para micro e pequenas empresas

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 55.000 (plano logístico completo)

      Realizar estudo de viabilidade para criação de canais diretos de comercialização para pequenas e médias empresas e/ou parcerias com varejistas

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 30.000 a R$ 50.000


      Ampliar fornecimento para Food Service

      Articulação de parcerias com a ABRASEL/MG e SINDBUFÊ para compras de produtos mineiros

      2

      Integrar agentes do setor

      Realizar rodadas de negócios com empresas âncoras do setor supermercadista e atacadista

      A atividade deverá incentivar a participação em iniciativas já existentes como Projeto Forte e Compre Bem

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000

      Transforme essas informações em negócios.

      Mande um e-mail para pcir@fiemg.com.br
      e converse com a equipe técnica da FIEMG.

      Promover campanhas de comunicação e valorização do setor
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Valorização da produção local e preservação do meio ambiente como forma de agregar valor ao produto
      2

      O que se pretende alcançar

      • Aumento do número de produtos e empresas com certificações
      • Fair Trade implantado em polos de produção de frutas e processamento
      • Formatação de roteiros turísticos para turismo rural e de experiência
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SENAI - FIEMG
      SESI - FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG)
      Associação Médica de Minas Gerais (AMMG)
      Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV MG)
      Ministério do Turismo (MTUR)
      Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA MG)
      Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR MG)
      Indústrias

      1

      Articular criação de selos de qualidade e certificação de origem e sustentabilidade

      Engajar formadores de opinião em ações de promoção dos produtos do setor

      Recomenda-se obter chancela de sociedades médicas/representantes do setor, atestando a saudabilidade dos sucos e néctares prontos

      Promover aspectos de saudabilidade e benefícios dos produtos

      Recomenda-se obter chancela de sociedades médicas/representantes do setor, atestando a saudabilidade dos sucos e néctares prontos

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000

      Realizar estudo de viabilidade para implantação do projeto Fair Trade Orgânico

      Público alvo: polos de produção de polpas, sucos e néctares de Minas Gerais

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 30.000 a R$ 50.000

      Estimular obtenção de certificações sociais, ambientais e de origem

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000

      2

      Estimular atendimento à demanda turística por meio de um roteiro de turismo rural

      Fomentar adequação dos espaços físicos dos produtores rurais para recepção turística

      Estruturação de um Programa de Produção Associada ao Turismo

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000

      Realizar treinamento dos funcionários em atendimento turístico

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 300/hora a R$ 500/hora

      Parcerias com receptivos turísticos para criação e comercialização de produtos voltados ao mercado de turismo

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      Solucionar necessidades tecnológicas
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Baixa interação entre Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs e profissionais com atuação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I
      • Alta capacidade de geração de conhecimento em Minas Gerais, com elevado número de pesquisas disponíveis nos centros acadêmicos
      • Incorporação de novas tecnologias de embalagens disponíveis
      • Tendências de produtos nutritivos e funcionais
      2

      O que se pretende alcançar

      • Crescimento das parcerias entre Instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I e indústrias para o desenvolvimento de novos produtos, aproveitando o potencial tecnológico instalado em Minas Gerais
      • Desenvolvimento de produtos com maior valor agregado
      • Identificação de fontes de financiamento adequadas ao desenvolvimento de novas tecnologias
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SENAI - FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (AMBIOTEC)
      Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ)
      Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI)
      BIOMINAS Brasil
      Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)
      Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
      Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
      Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
      Universidade Federal de Viçosa (UFV)
      Universidade Federal de Lavras (UFLA)
      Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
      Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
      Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
      Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ USP)
      Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
      Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
      Indústrias

      1

      Conhecer principais problemas tecnológicos do setor e levantar soluções em potencial

      Realizar estudo para entendimento aprofundado das necessidades tecnológicas específicas

      2

      Selecionar potenciais soluções e respectivos parceiros

      Realizar estudo de viabilidade técnica para o desenvolvimento de novos produtos

      Exemplos: chás prontos, energéticos, bebidas gaseificadas

      Potenciais parceiros: Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs e agentes do setor

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 30.000 a R$ 50.000

      3

      Articular parcerias para viabilizar a solução, por meio de projeto de pesquisa colaborativa ou transferência de tecnologia

      Desenvolver novos produtos que agreguem valor à frutas e vegetais

      Preço estimado para a atividade:
      A partir de R$ 120.000


      Desenvolver novos ingredientes para os produtos do setor

      Recomenda-se considerar elementos sustentáveis, nutritivos e funcionais
      Interação com a área de Biotecnologia de Minas Gerais

      Preço estimado para a atividade:
      A partir de R$ 120.000

      4

      Estimular empreendedorismo tecnológico

      Analisar potenciais mercados para produtos de maior valor agregado para identificação de oportunidades de novos negócios

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 250.000

      Ofertar treinamento em empreendedorismo e gestão de negócios para micro e pequenas empresas e startups

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 10.000 a R$ 25.000


      Ofertar assessoria para abertura de empresas

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      Promover pesquisa aplicada e inovação em rede
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Baixa interação entre universidades e empresas
      • Baixo índice de internalização pelas empresas de tecnologias provenientes de Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs
      • Elevada capacidade de pesquisa e alta geração de conhecimento em Minas Gerais
      • Oportunidade de fortalecimento de parcerias para desenvolvimento de novos produtos e melhoria nos sistemas de inovação
      2

      O que se pretende alcançar

      • Otimização da interação entre empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs
      • Melhor aproveitamento mercadológico dos projetos de pesquisa em andamento
      3

      Stakeholders

      IEL - SENAI
      SENAI - FIEMG

      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) 

      Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
      Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
      Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
      Universidade Federal de Viçosa (UFV)
      Universidade Federal de Lavras (UFLA)
      Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
      Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
      Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ USP)
      Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
      Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG)
      Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
      Indústrias

      1

      Incentivar integração dos agentes do setor para troca de informações e conhecimento

      Criar rede de pesquisa do setor de bebidas envolvendo Instituições de Ciência e Tecnologia - ICT, indústrias e agências de fomento

      Potenciais parceiros: FINEP e PROSAB

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 80.000

      Criação de prêmio para os melhores produtos inovadores das indústrias

      Sugere-se tomar como referência o prêmio Grand Prix do SENAI

      2

      Estimular desenvolvimento colaborativo e transferência de tecnologia entre os agentes do setor

      Articular parcerias entre empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs para transferência de tecnologia

      Recomenda-se a utilização de recursos com bolsas de pesquisa aplicada e editais de demanda induzida

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      Aprimorar gestão de qualidade e otimização dos processos produtivos
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Dificuldade de aplicação de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D no campo, em especial no segmento de frutas e sucos
      • Desarticulação entre o sistema de pesquisa e o sistema de assistência técnica e extensão rural
      2

      O que se pretende alcançar

      • Aumento da produtividade e qualidade da fruticultura mineira
      • Aumento da integração entre Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs e EMATER/MG
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SENAI - FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)
      Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
      Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
      Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
      Universidade Federal de Viçosa (UFV)
      Universidade Federal de Lavras (UFLA)
      Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
      Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
      Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ USP)
      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
      Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
      Indústrias

      1

      Incentivar melhorias de qualidade dos produtos

      Mapear tecnologias e pesquisas aplicadas à fruticultura

      A atividade objetiva melhorar processos agrícolas e aumentar a produção com eficiência de custos

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 3.000 a R$ 6.000 (serviço prestado às empresas)
      R$ 50.000 (setorial)


      Articular parcerias entre Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs e EMATER/MG, para repasse das melhorias técnicas e tecnologias aos fruticultores


      Implantar tecnologias alternativas para manejo e conservação do solo

      Preço estimado para a atividade:
      A partir de R$ 120.000

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      Apoiar empresas na obtenção de financiamento
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Dificuldade na obtenção de recursos financeiros para inovação
      2

      O que se pretende alcançar

      • Crescimento do acesso das indústrias às linhas de financiamento específicas para inovação, inclusive via capital de risco
      • Conhecimento dos atores do setor sobre os financiamentos e incentivos fiscais disponíveis
      • Apresentação de conjunto de melhores práticas e processos para obtenção de recursos
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ)
      Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
      Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
      Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
      Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)
      Indústrias

      1

      Promover conhecimento sobre recursos financeiros e suas características

      Mapear fontes de financiamento e linhas de crédito voltadas para aquisição de máquinas e equipamentos e identificar especificidades

      A atividade poderá ser apoiada pela Gerência de Capitalização e Financiamento e pela Gerência de Apoio à Inovação do Sistema FIEMG


      Divulgar disponibilidade de recursos financeiros para inovação

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000

      2

      Capacitar empresas na captação e utilização de recursos financeiros providos por entidades de crédito e investimento

      Apoiar preparação das empresas na obtenção de linhas de financiamento e crédito

      A atividade podera ser apoiada pela Gerência de Capitalização e Financiamento e pela Gerência de Apoio à Inovação do Sistema FIEMG

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      Apoiar empresas do setor na adequação às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Dificuldade de adequação das indústrias do setor para atendimento às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE
      2

      O que se pretende alcançar

      • Melhoria das condições de trabalho e segurança da mão de obra do setor
      • Atendimento às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE (principalmente NR12) de forma estruturada, com investimentos planejados
      • Minimização do risco de autuação pelo não cumprimento das exigências legais de saúde e segurança que regulamentam o setor
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SENAI – FIEMG
      SESI - FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      BNDES
      BDMG
      Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
      Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE MG)
      Indústrias

      1

      Disseminar noções básicas de saúde e segurança

      Ampliar divulgação da cartilha de noções básicas de saúde e segurança do trabalho, elaborada pelo SESI - MG

      Disponível em: http://www7.fiemg.com.br/sesi/produto/saude-e-seguranca-no-trabalho

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000

      2

      Ampliar Programa Indústria Segura do SESI - MG

      Realizar consultoria técnica para apoiar as empresas no cumprimento das exigências das Normas Regulamentadoras

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 20.000

      Realizar auditorias simuladas nas empresas participantes para verificação quanto ao atendimento às normas

      Verificar desde as adequações até a organização obrigatória da documentação referente às exigências trabalhistas da empresa


      Realizar estudo de viabilidade dos investimentos necessários à adequação do parque industrial das empresas participantes

      Foco no planejamento financeiro das empresas para à realização do investimento

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 30.000 a R$ 50.000

      3

      Divulgar linhas de crédito específicas para adequações às Normas Regulamentadoras

      Ampliar divulgação das linhas de crédito disponíveis para investimentos no cumprimento das Normas Regulamentadoras

      Por exemplo, para aquisição e adequação de máquinas e equipamentos
      Para mais informações, consulte: financiamento@fiemg.com.br e http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Programas_e_Fundos/finame_moderniza.html


      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000


      Transforme essas informações em negócios.

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      Apoiar empresas do setor na realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Dificuldade de adequação das indústrias do setor para atendimento à norma NR 17 - Ergonomia do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE
      2

      O que se pretende alcançar

      • Melhoria das condições de trabalho e segurança da mão de obra do setor
      • Adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando máximo conforto, segurança e desempenho eficiente
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SENAI - FIEMG
      SESI - FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      BNDES
      BDMG
      Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
      Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE MG)
      Indústrias

      1

      Realizar consultoria técnica especializada para avaliação ergonômica do trabalho

      Identificar pontos de medição ambiental e postos de trabalho

      Analisar aspectos ergonômicos nas empresas

      Na execução da atividade considerar a visualização de posturas, esforço, mobiliário e equipamentos

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 15.000


      Identificar pontos de risco ergonômico e elaborar tabela de custos humanos do trabalho

      Elaborar Laudo Ergonômico das dependências da empresa


      Realizar reunião de entrega dos relatórios, esclarecimentos de dúvidas e apresentação de soluções

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000

      Transforme essas informações em negócios.

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      Amenizar impacto tributário na competitividade do setor
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Pouca interface entre segmento de bebidas não alcoólicas e órgãos regulatórios
      • Necessidade de aproximar agentes do setor para discussão assertiva das demandas empresariais
      2

      O que se pretende alcançar

      • Integração com órgãos reguladores
      • Maior acompanhamento das demandas do setor e defesa dos interesses da indústria
      • Aumento da competitividade das pequenas e médias indústrias mineiras frente aos demais estados brasileiros
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      Câmara da Indústria de Alimentação - FIEMG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE MG)
      Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF MG)
      Indústrias

      1

      Articular, junto à SEF/MG, a criação de um programa especial para melhoria da competitividade das PMEs


      Recomenda-se utilizar os exemplos dos segmentos de cervejas e cachaças

      2

      Aumentar comunicação do setor com agentes regulatórios

      Apoiar estreitamento do relacionamento entre empresas do setor e sindicato com SEF/MG


      Realizar reuniões entre sindicato patronal e área tributária do Sistema FIEMG para inclusão das demandas do setor ao Monitoramento da Pauta de Valores

      Transforme essas informações em negócios.

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      Articular revisão de legislações e normas incidentes sobre o setor
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Instabilidade legal e fiscalização frágil
      • Dificuldade de atendimento às exigências regulatórias
      2

      O que se pretende alcançar

      • Simplificação do conjunto de legislações que afetam o setor
      • Otimização do processo de registro de novos produtos
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      Câmara da Indústria de Alimentação - FIEMG
      Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG)
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
      Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
      Vigilância Sanitária de Minas Gerais (VISA MG)
      Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)
      Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD MG)
      Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM MG)
      Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA MG)
      Indústrias

      1

      Sensibilizar deputados estaduais e federais sobre impacto negativo gerado pela criação desarticulada de leis


      Em especial na legislação voltada às áreas ambiental, sanitária e tributária

      2

      Mapear processos de aprovação de novos produtos pelos órgãos regulatórios

      Levantar gargalos existentes nos processos de regulamentação

      Mapear oportunidades de melhoria dos sistemas

      3

      Adequar legislação incidente sobre o setor

      Articular para que o marco regulatório do setor seja integrado, uniformizado, simplificado e compatível com o nível de exigência de padrões internacionais

      Benchmarking: Codex Alimentarius, coletânia de padrões alimentares reconhecidos internacionalmente


      Padronizar procedimentos para aplicação da legislação entre os diferentes órgãos regulatórios


      Capacitar fiscais para a correta interpretação, aplicação e verificação do cumprimento das leis

      Promoção de módulos com informações sobre o setor e sua dinâmica em parceria com empresas de bebidas não-alcoólicas



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      Apoiar empresas a cumprirem as exigências regulatórias ambientais
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Necessidade de maior adequação das empresas às exigências ambientais do setor
      • Pouca informação sobre processos de registro de novos produtos
      • Dificuldades enfrentadas para registro de novos produtos
      2

      O que se pretende alcançar

      • Maior número de empresas do setor atendendo às exigências ambientais legais
      • Estímulo à criação de projetos de preservação/cuidado do meio ambiente
      • Otimização do processo de registro de novos produtos
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SENAI - FIEMG
      SESI - FIEMG
      Centro de Inovação e Tecnologia – SENAI FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD MG)
      Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM MG)
      Indústrias

      1

      Avaliar grau de adequação das empresas às exigências regulatórias ambientais

      Diagnosticar maturidade das empresas no atendimento às exigências regulatórias ambientais


      Levantar dificuldades enfrentadas pelas empresas para atender às exigências regulatórias ambientais

      2

      Preparar empresas para se adequarem às exigências regulatórias ambientais

      Divulgar linhas de crédito voltadas ao financiamento de projetos ambientais

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000


      Capacitar corpo empresarial quanto ao cumprimento da legislação ambiental

      Sugere-se a elaboração de cartilha orientativa


      Divulgar informações sobre legislação ambiental e boas práticas para seu cumprimento

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000

      Analisar Ciclo de Vida do produto com intuito de reduzir impacto ambiental

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 30.000 a R$ 50.000

      3

      Orientar processo de registro de novos produtos

      Capacitar corpo empresarial quanto às normas de registro de novas plantas, produtos e embalagens

      Formação de equipe com caráter consultivo especializada em normas de registro de novos produtos para prestação de treinamento e assessoria empresarial


      Divulgar informações sobre remessa de projetos aos órgãos regulatórios

      Sugere-se a elaboração de cartilhas e divulgação de passo a passo dos processos necessários à aprovação do registro dos produtos nas agências regulatórias

      Transforme essas informações em negócios.

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      Estimular destinação econômico-ambiental de resíduos
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Dificuldade de destinar de forma correta os resíduos industriais gerados pelo setor
      2

      O que se pretende alcançar

      • Redução dos custos com a destinação de resíduos industriais
      • Geração de valor a partir do reaproveitamento de resíduos
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SENAI - FIEMG
      Centro de Inovação e Tecnologia – SENAI FIEMG
      SEBRAE MG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
      Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)

      Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
      Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
      Universidade Federal de Viçosa (UFV)
      Universidade Federal de Lavras (UFLA)
      Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
      Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
      Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (Esalq USP)
      Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
      Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD MG)
      Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM MG)
      Indústrias

      1

      Propor soluções para reutilização dos resíduos industriais e geração de valor econômico

      Realizar estudo de viabilidade técnica para reutilização dos resíduos na produção de subprodutos

      Exemplo: subprodutos para alimentação animal, para compostagem/adubos, combustível para caldeira e geração de energia

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 100.000

      2

      Sensibilizar empresários quanto aos benefícios da reutilização de resíduos industriais

      Demonstrar potencial valor monetário dos subprodutos que utilizam resíduos

      Foco nos resíduos da produção de sucos e polpas

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 5.000 a R$ 25.000


      Capacitar empresários quanto às técnicas de reutilização de resíduos industriais

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      Estimular eficiência no consumo de água
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Uso intensivo de água e necessidade de maior eficiência no uso dos recursos hídricos
      2

      O que se pretende alcançar

      • Conscientização sobre o uso racional de água
      • Aumento do reaproveitamento de água pelas empresas
      • Recuperação de mananciais e açudes próximos às empresas
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SENAI - FIEMG
      FIEMG
      Centro de Inovação e Tecnologia – SENAI
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA)
      Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD MG)
      Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM)
      Associação Mineira de Municípios (AMM)
      Indústrias

      1

      Avaliar situação das empresas quanto ao uso da água

      Diagnosticar grau de reaproveitamento da água nos processos produtivos das empresas

      Identificar oportunidades de economia e reuso de água

      2

      Incentivar práticas sustentáveis no uso da água

      Criar plano de reutilização de água nas indústrias

      Preço estimado para a atividade:
      R$ 15.000

      Apoiar projetos de recuperação de mananciais e açudes nas proximidades das fábricas

      Benchmarking: projeto de recuperação realizado em Brumadinho/MG

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      Estimular eficiência no consumo de energia
      1

      Desafio/Oportunidade

      • Uso intensivo de energia e necessidade de maior eficiência no uso dos recursos energéticos
      2

      O que se pretende alcançar

      • Conscientização sobre o uso racional de energia pelas indústrias do setor
      • Aumento do número de empresas com sistemas de energia ecoeficientes
      3

      Stakeholders

      IEL - FIEMG
      SENAI - FIEMG
      SESI - FIEMG
      Centro de Inovação e Tecnologia – SENAI FIEMG
      Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SINDBEBIDAS)
      Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG)
      Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD MG)
      Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM MG)
      Indústrias

      1

      Sensibilizar empresários quanto ao uso racional de energia

      Criar campanhas de incentivo ao uso racional de energia e necessidade de adequação das empresas

      2

      Apoiar empresas a alcançarem melhor aproveitamento do recurso energético

      Apoiar renovação fabril e melhoria dos processos produtivos


      Incentivar adoção de fontes alternativas de energia

      Exemplo: utilização de energia solar e biogás (biodigestores)

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